quinta-feira, 11 de junho de 2009

VINTE E TANTOS...

A chamam de 'crise do quarto de vida'. 
Você começa a se dar conta de que seu círculo de amigos é menor do que há 
alguns anos. 
Se dá conta de que é cada vez mais difícil vê-los e organizar horários por 
diferentes questões: trabalho, estudo, namorado(a) etc.. 
E cada vez desfruta mais dessa cervejinha que serve como desculpa para 
conversar um pouco. 
As multidões já não são 'tão divertidas'... E as vezes até lhe incomodam. 
E você estranha o bem-bom da escola, dos grupos, de socializar com as mesmas 
pessoas de forma constante. 
Mas começa a se dar conta de que enquanto alguns eram verdadeiros amigos, 
outros não eram tão especiais depois de tudo. 
Você começa a perceber que algumas pessoas são egoístas e que, talvez, esses 
amigos que você acreditava serem próximos não são exatamente as melhores 
pessoas que conheceu e que o pessoal com quem perdeu contato são os amigos 
mais importantes para você. 
Ri com mais vontade, mas chora com menos lágrimas e mais dor. 
Partem seu coração e você se pergunta como essa pessoa que amou tanto pôde 
lhe fazer tanto mal. 
Ou, talvez, a noite você se lembre e se pergunte por que não pode conhecer 
alguém o suficiente interessante para querer conhecê-lo melhor. 
Parece que todos que você conhece já estão namorando há anos e alguns 
começam a se casar. 
Talvez você também, realmente, ame alguém, mas, simplesmente, não tem 
certeza se está preparado (a) para se comprometer pelo resto da vida. 
Os rolês e encontros de uma noite começam a parecer baratos e ficar 
bêbado(a) e agir como um(a) idiota começa a parecer, realmente, estúpido. 
Sair três vezes por final de semana lhe deixa esgotado(a) e significa muito 
dinheiro para seu pequeno salário. 
Olha para o seu trabalho e, talvez, não esteja nem perto do que pensava que 
estaria fazendo. Ou, talvez, esteja procurando algum trabalho e pensa que 
tem que começar de baixo e isso lhe dá um pouco de medo. 
Dia a dia, você trata de começar a se entender, sobre o que quer e o que não 
quer. 
Suas opiniões se tornam mais fortes.. 
Vê o que os outros estão fazendo e se encontra julgando um pouco mais do que 
o normal, porque, de repente, você tem certos laços em sua vida e adiciona 
coisas a sua lista do que é aceitável e do que não é. 
Às vezes, você se sente genial e invencível, outras... Apenas com medo e 
confuso (a). 
De repente, você trata de se obstinar ao passado, mas se dá conta de que o 
passado se distancia mais, e que não há outra opção a não ser continuar 
avançando. 
Você se preocupa com o futuro, empréstimos, dinheiro... E como construir uma 
vida para você. 
E enquanto ganhar a carreira seria grandioso, você não queria estar 
competindo nela. 
O que, talvez, você não se dê conta, é que todos que estamos lendo esse 
textos nos identificamos com ele. Todos nós que temos 'vinte e tantos' e 
gostaríamos de voltar aos 15-16 algumas vezes. 
Parece ser um lugar instável, um caminho de passagem, uma bagunça na 
cabeça... Mas TODOS dizem que é a melhor época de nossas vidas e não temos 
que deixar de aproveitá-la por causa dos nossos medos... 
Dizem que esses tempos são o cimento do nosso futuro. 
Parece que foi ontem que tínhamos 16...Então, amanha teremos 30?!?! Assim 
tão rápido?!?! 
FAÇAMOS VALER NOSSO TEMPO... QUE ELE NAO PASSE EM VÃO! 
A vida não se mede pelas vezes que você respira, mas sim por aqueles 
momentos que lhe deixam sem fôlego....

Esse texto foi-me enviado por uma amiga via e-mail.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

PROCEDIMENTOS PARA SOBREVIVER A UMA MULHER COM TPM

PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
 
PERIGOSO: Você vai vestir ISSO?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
 
PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
 
PERIGOSO: Será que você devia comer isso?
SEGURO: Sabe, ainda tem bastante maçã.
SEGURÍSSIMO: Quer um copo de vinho pra acompanhar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.
 
PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.
 
Eis algumas definições para TPM:
 - TPM = Todos os Problemas Misturados
 - TPM = Tendências a Pontapés e Murros
 - TPM = Temporada Proibida para Machos
 - TPM = Tocou, Perguntou, Morreu
 - TPM = Tente no Próximo Mês
 - TPM = Tô Pirada Mêrrmo
 - TPM = Tempo Pra Meditação
 - TPM = Tendência Para Matar
 - TPM = Tira as Patas, Moleque
 - TPM = Total Paranóia Mental
 
 
E, finalmente, LEMBRE-SE:
TPM é aquela época do mês quando algumas mulheres se comportam, por alguns dias, da maneira como grande parte dos homens se comportam durante TODO o ano.'

Deficiências

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência que é dono do seu destino.
"Louco" é quem nã procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para os seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo para ouvir um desabafo de um amigo, o apelo de um irmão, pois sempre está apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por detrás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é que não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
"Miseráveis" são todos aqueles que não conseguem falar com Deus.
A amizade é um amor que nunca morre.

(Mário Quintana)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

ILUSÕES DO AMANHÃ

Por que eu vivo procurando
Um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você
Eu quero apenas viver
Se não for para mim que seja pra você.
Mas às vezes você parece me ignorar
Sem nem ao menos me olhar
Me machucando pra valer.

Atrás dos meus sonhos eu vou correr
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.

Se a vida dá presente pra cada um
O meu, cadê?

Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.

Talvez eu seja um tolo,
Que acredita num sonho
Na procura de te esquecer
Eu fiz brotar a flor
Para carregar junto ao peito
E crer que esse mundo ainda tem jeito
E como príncipe sonhador
Sou um tolo que acredita ainda no amor.

 (Alexandre Lemos - APAE)


Este poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade, de excepcional. Excepcional é a sua  sensibilidade!
Ele tem 28 anos, com idade mental de 15 .
Se  uma pessoa assim acredita tanto porque as que se dizem  normais não
acreditam?

terça-feira, 26 de maio de 2009

Depois de Algum Tempo

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.

E você aprende que amar não significa apolar-se, e que companhia nem sempre significa não estar só.

Começa aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.

Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.

Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam...

E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai te ferir de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.

Aprende que, às vezes, falar pode aliviar dores da alma.

Descobre que leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la...

E que você pode fazer coisas em um instante das quais irá se arrepender pelo resto de sua vida.

Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias...

E o que realmente importa não é o que você tem... Mas, quem você é.

E que bons amigos são a família que te permitiram escolher.

Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam...

Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa são tomadas de você muito depressa...

Por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que os vemos.

Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.

Começa a aprender que não deve se comparar aos outros, mais com o melhor que você pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoas que se quer ser, e que o tempo é curto.

Aprende que não importa aonde você já chegou, mas para onde você está indo...

Porém, se você não sabe aonde quer chegar qualquer caminho serve.

Aprende que ou você controla seus atos ou eles te controlarão... e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados, duas opções, duas possibilidades de escolha.

Aprende que paciência requer muita, muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que te chute quando você  cai é uma das poucas que te ajudam a levantar.

Aprende que a maturidade tem mais haver com os tipos de experiência que se teve e o que aprendeu com elas do que com quantos aniversários foram celebrados.

Aprende que paciência requer muita, muita prática.

Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que te chute quando você  cai é uma das poucas que te ajudam a levantar.

Aprende que a maturidade tem mais haver com os tipos de experiência que se teve e o que aprendeu com elas do que com quantos aniversários foram celebrados.

Aprende que quando está com raiva você tem o direito de estar, mas isso não te dá o direito de ser cruel.

Descobre que só porque alguém não te ama do jeito que você quer, não significa que esse alguém

não te ame com tudo o que pode. Pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente são sabem como demonstrar ou viver isso.

Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém...

Algumas vezes você tem que perdoar a si mesmo.

Aprende que o tempo é algo que jamais volta. E que apesar de tudo...

Você pode suportar e vencer.

Que realmente você é forte, e que pode ir muito mais longe do que jamais imaginou.

E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!

Que nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos proporcionar a alguém, se não fosse o medo de tentar...

Portanto plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.

(William Shakespeare, com algumas modificações minhas)

Não te deixes vencer do mal, mas vença o mal com o bem.

(Rm 12:21)