quarta-feira, 22 de abril de 2009

Somos professores? Muito mais!

Somos professores? Muito mais!
Somos educadores? Mais ainda!
Somos vendedores de sonhos!
Vendemos sonhos para o abatido se animar,
Para o tímido ousar, para o ansioso se tranqüilizar,
Para o poeta se inspirar e para o pensador criticar e criar.
Sem sonhos, somos servos!
Sem sonhos, obedecemos ordens!
Que vocês, alunos, sejam grandes sonhadores!
E se sonharem, não tenham medo de caminhar!
E se caminharem, não tenham medo de tropeça!
E se tropeçarem, não tenham medo de chorar.
Levantem-se, pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma nova chance para si mesmos.
Pois a liberdade só é real se, após falharmos,
Existir o direito de recomeçar...

A HISTÓRIA DA GRANDE TORRE

“Num tempo não muito distante do nosso, a humanidade ficou tão caótica que os homens fizeram um grande concurso. Eles queriam saber qual a profissão mais importante da sociedade. Os organizadores do evento construíram uma grande torre dentro de um enorme estádio com degraus de ouro, cravejada de pedras preciosas. A torre era belíssima. Chamaram a imprensa mundial, a TV, os jornais, as revistas e as rádios para realizarem a cobertura.
O mundo estava plugado no evento. No estádio, pessoas de todas as classes sociais se espremiam para ver a disputa de perto. As regras eram as seguintes: cada profissão era representada por um ilustre orador. O orador deveria subir rapidamente num degrau da torre e fazer um discurso eloqüente e convincente sobre os motivos pelos quais sua profissão era a mais importante da sociedade moderna. O orador tinha de permanecer na torre até o final da disputa. A votação era mundial e pela Internet.
Nações e grandes empresas patrocinavam a disputa. A categoria vencedora receberia prestígio social, uma grande soma em dinheiro e subsídios do governo. Estabelecidas as regras, a disputa começou. O mediador do concurso bradou: "O espaço está aberto!"
Sabem quem subiu primeiro na torre? Os educadores? Não! O representante da minha classe, a dos psiquiatras.
Ele subiu na torre e a plenos pulmões proclamou: "As sociedades modernas se tornarão uma fábrica de estresse. A depressão e a ansiedade são as doenças do século. As pessoas perderam o encanto pela existência. Muitas desistem de viver. A indústria dos antidepressivos e dos tranqüilizantes se tornou a mais importante do mundo." Em seguida, o orador fez uma pausa. O público, pasmo, ouvia atentamente seus argumentos contundentes.
O representante dos psiquiatras concluiu: "O normal é ter conflitos, e o anormal é ser saudável. O que seria da humanidade sem os psiquiatras? Um albergue de seres humanos sem qualidade de vida! Por vivermos numa sociedade doentia, declaro que somos, juntamente com os psicólogos clínicos, os profissionais mais importantes da sociedade!"
No estádio reinou um silêncio. Muitos na platéia olharam para si mesmos e perceberam que não eram alegres, estavam estressados, dormiam mal, acordavam cansados, tinham uma mente agitada, dores de cabeça. Milhões de espectadores ficaram com a voz embargada. Os psiquiatras pareciam imbatíveis.
Em seguida, o mediador bradou: "O espaço está aberto!" Sabem quem subiu depois? Os professores? Não! O representante dos magistrados - os juizes de direito.
Ele subiu num degrau mais alto e num gesto de ousadia desferiu palavras que abalaram os ouvintes: "Observem os índices de violência! Eles não param de aumentar. Os seqüestros, assaltos e a violência no trânsito enchem as páginas dos jornais. A agressividade nas escolas, os maus-tratos infantis, a discriminação racial e social fazem parte da nossa rotina. Os homens amam seus direitos e desprezam seus deveres."
Os ouvintes menearam a cabeça, concordando com os argumentos. Em seguida, o representante dos magistrados foi mais contundente: "O tráfico de drogas movimenta tanto o dinheiro como o petróleo. Não há como extirpar o crime organizado. Se vocês querem segurança, aprisionem-se dentro de suas casas, pois a liberdade pertence aos criminosos. Sem os juizes e os promotores, a sociedade se esfacela. Por isso, declaro, com o apoio dos promotores e do aparelho policial, que representamos a classe mais importante da sociedade."
Todos engoliram em seco essas palavras. Elas perturbavam os ouvidos e queimavam na alma. Mas pareciam incontestáveis. Outro momento de silêncio, agora mais prolongado. Em seguida, o mediador, já suando frio, disse: "O espaço está novamente aberto!"
Um outro representante mais intrépido subiu num degrau mais alto da torre. Sabem quem foi desta vez? Os educadores? Não!
Foi o representante das forças armadas. Com uma voz vibrante e sem delongas, ele discursou: "Os homens desprezam o valor da vida. Eles se matam por muito pouco. O terrorismo elimina milhares de pessoas. A guerra comercial mata milhões de fome. A espécie humana se esfacelou em dezenas de tribos. As nações só se respeitam pela economia e pelas armas que possuem. Quem quiser a paz tem de se preparar para a guerra. Os poderes econômico e bélico, e não o diálogo, são os fatores de equilíbrio num mundo espúrio."
Suas palavras chocaram os ouvintes, mas eram inquestionáveis. Em seguida, ele concluiu: "Sem as forças armadas, não haveria segurança. O sono seria um pesadelo. Por isso, declaro, quer se aceite ou não, que os homens das forças armadas não são apenas a classe profissional mais importante, mas também a mais poderosa." A alma dos ouvintes gelou. Todos ficaram atônitos.
Os argumentos dos três oradores eram fortíssimos. A sociedade tinha se tornado um caos. As pessoas do mundo todo, perplexas, não sabiam qual atitude tomar: se aclamavam um orador, ou se choravam pela crise da espécie humana, que não honrou sua capacidade de pensar.
Ninguém mais ousou subir na torre. Em quem votariam?
Quando todos pensavam que a disputa havia se encerrado, ouviu-se uma conversa no sopé da torre. De quem se tratava? Desta vez eram os professores. Havia um grupo deles da pré-escola, do ensino fundamental, do médio e do universitário. Eles estavam encostados na torre dialogando com um grupo de pais. Ninguém sabia o que estavam fazendo. A TV os focalizou e projetou num telão. O mediador gritou para um deles subir na torre. Eles se recusaram.
O mediador os provocou: "Sempre há covardes numa disputa." Houve risos no estádio. Fizeram chacota dos professores e dos pais.
Quando todos pensavam que eles eram frágeis, os professores, com o incentivo dos pais, começaram a debater as idéias, permanecendo no mesmo lugar. Todos se faziam representar.
Um dos professores, olhando para o alto, disse para o representante dos psiquiatras: "Nós não queremos ser mais importantes do que vocês. Apenas queremos ter condições para educar a emoção dos nossos alunos, formar jovens livres e felizes, para que eles não adoeçam e sejam tratados por vocês."
O representante dos psiquiatras recebeu um golpe na alma.
Em seguida, um outro professor que estava no lado direito da torre olhou para o representante dos magistrados e disse: "Jamais tivemos a pretensão de ser mais importantes do que os juizes. Desejamos apenas ter condições para lapidar a inteligência dos nossos jovens, fazendo-os amar a arte de pensar e aprender a grandeza dos direitos e dos deveres humanos. Assim, esperamos que jamais se sentem num banco dos réus." O representante dos magistrados tremeu na torre.
Uma professora do lado esquerdo da torre, aparentemente tímida, encarou o representante das forças armadas e falou poeticamente: "Os professores do mundo todo nunca desejaram ser mais poderosos nem mais importantes do que os membros das forças armadas. Desejamos apenas ser importantes no coração das nossas crianças. Almejamos levá-las a compreender que cada ser humano não é mais um número na multidão, mas um ser insubstituível, um ator único no teatro da existência."
A professora fez uma pausa e completou: "Assim, eles se apaixonarão pela vida, e, quando estiverem no controle da sociedade, jamais farão guerras, sejam guerras físicas que retiram o sangue, sejam as comerciais que retiram o pão. Pois cremos que os fracos usam a força, mas os fortes usam o diálogo para resolver seus conflitos. Cremos ainda que a vida é obra-prima de Deus, um espetáculo que jamais deve ser interrompido pela violência humana."
Os pais deliraram de alegria com essas palavras. Mas o representante do judiciário quase caiu da torre.
Não se ouvia um zumbido na platéia. O mundo ficou perplexo. As pessoas não imaginavam que os simples professores que viviam no pequeno mundo das salas de aula fossem tão sábios. O discurso dos professores abalou os líderes do evento.
Vendo ameaçado o êxito da disputa, o mediador do evento disse arrogantemente: "Sonhadores! Vocês vivem fora da realidade!" Um professor destemido bradou com sensibilidade: "Se deixarmos de sonhar, morreremos!"
Sentindo-se questionado, o organizador do evento pegou o microfone e foi mais longe na intenção de ferir os professores: "Quem se importa com os professores na atualidade? Comparem-se com outras profissões. Vocês não participam das mais importantes reuniões políticas. A imprensa raramente os noticia. A sociedade pouco se importa com a escola. Olhem para o salário que vocês recebem no final do mês!" Uma professora fitou-o e disse-lhe com segurança: "Não trabalhamos apenas pelo salário, mas pelo amor dos seus filhos e de todos os jovens do mundo."
Irado, o líder do evento gritou: "Sua profissão será extinta nas sociedades modernas. Os computadores os estão substituindo! Vocês são indignos de estar nesta disputa.'
A platéia, manipulada, mudou de lado. Condenaram os professores. Exaltaram a educação virtual. Gritaram em coro: "Computadores! Computadores! Fim dos professores!" O estádio entrou em delírio repetindo esta frase. Sepultaram os mestres. Os professores nunca haviam sido tão humilhados. Golpeados por essas palavras, resolveram abandonar a torre. Sabem o que aconteceu?
A torre desabou. Ninguém imaginava, mas eram os professores e os pais que estavam segurando a torre. A cena foi chocante. Os oradores foram hospitalizados. Os professores tomaram então outra atitude inimaginável: abandonaram, pela primeira vez, as salas de aula.
Tentaram substituí-los por computadores, dando uma máquina para cada aluno. Usaram as melhores técnicas de multimídia. Sabem o que ocorreu?
A sociedade desabou. As injustiças e as misérias da alma aumentaram mais ainda. A dor e as lágrimas se expandiram. O cárcere da depressão, do medo e da ansiedade atingiu grande parte da população. A violência e os crimes se multiplicaram. A convivência humana, que já estava difícil, ficou intolerável. A espécie humana gemeu de dor. Corria o risco de não sobreviver...
Estarrecidos, todos entenderam que os computadores não conseguiam ensinar a sabedoria, a solidariedade e o amor pela vida. O público nunca pensara que os professores fossem os alicerces das profissões e o sustentáculo do que é mais lúcido e inteligente entre nós. Descobriu-se que o pouco de luz que entrava na sociedade vinha do coração dos professores e dos pais que arduamente educavam seus filhos.
Todos entenderam que a sociedade vivia uma longa e nebulosa noite. A ciência, a política e o dinheiro não conseguiam superá-la. Perceberam que a esperança de um belo amanhecer repousa sobre cada pai, cada mãe e cada professor, e não sobre os psiquiatras, o judiciário, os militares, a imprensa...
Não importa se os pais moram num palácio ou numa favela, e se os professores dão aulas numa escola suntuosa ou pobre - eles são a esperança do mundo.
Diante disso, os políticos, os representantes das classes profissionais e os empresários fizeram uma reunião com os professores em cada cidade de cada nação. Reconheceram que tinham cometido um crime contra a educação. Pediram desculpas e rogaram para que eles não abandonassem seus filhos.
Em seguida, fizeram uma grande promessa. Afirmaram que a metade do orçamento que gastavam com armas, com o aparato policial e com a indústria dos tranqüilizantes e dos antidepressivos seria investida na educação. Prometeram resgatar a dignidade dos professores, e dar condições para que cada criança da Terra fosse nutrida com alimentos no seu corpo e com o conhecimento na sua alma. Nenhuma delas ficaria mais sem escola.
Os professores choraram. Ficaram comovidos com tal promessa. Há séculos eles esperavam que a sociedade acordasse para o drama da educação. Infelizmente, a sociedade só acordou quando as misérias sociais atingiram patamares insuportáveis.
Mas, como sempre trabalharam como heróis anônimos e sempre foram apaixonados por cada criança, cada adolescente e cada jovem, os professores resolveram voltar para a sala de aula e ensinar cada aluno a navegar nas águas da emoção.
Pela primeira vez, a sociedade colocou a educação no centro das suas atenções. A luz começou a brilhar depois da longa tempestade... No final de dez anos os resultados apareceram, e depois de vinte anos todos ficaram boquiabertos.
Os jovens não desistiam mais da vida. Não havia mais suicídios. O uso de drogas dissipou-se. Quase não se ouvia falar mais de transtornos psíquicos e de violência. E a discriminação? O que é isso? Ninguém se lembrava mais do seu significado. Os brancos abraçavam afetivamente os negros. As crianças judias dormiam na casa das crianças palestinas. O medo se dissolveu, o terrorismo desapareceu, o amor triunfou.
Os presídios se tornaram museus. Os policiais se tornaram poetas. Os consultórios de psiquiatria se esvaziaram. Os psiquiatras se tornaram escritores. Os juizes se tornaram músicos. Os promotores se tornaram filósofos. E os generais? Descobriram o perfume das flores, aprenderam a sujar suas mãos para cultivá-las.E os jornais e as TVs do mundo? O que noticiavam, o que vendiam? Deixaram de vender mazelas e lágrimas humanas. Vendiam sonhos, anunciavam a esperança...”

Retirado do livro Pais Brilhantes Professores Fascinantes de Augusto Cury.

domingo, 19 de abril de 2009

Eu te amo... Não diz tudo!

Você sabe que é amado(a) porque lhe disseram isso?A demonstração de amor requer mais do que beijos,sexo e palavras. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que se coloca a postos para ouvir suas dúvidas, e que dá uma sacudida em você quando for preciso. Ser amado é ver que ele(a) lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é ver como ele(a) fica triste quando você está triste, e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d'água. Sente-se amado aquele que não vê transformada a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente inteiro. Aquele que sabe que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, Sem inventar um personagem para a relação, Pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; Quem não levanta a voz, mas fala; Quem não concorda, mas escuta. Agora, sente-se e escute: Eu te amo não diz tudo! "Para conquistarmos o amor de alguém é preciso acima de tudo cuidar, pois quem ama, quem ama de verdade, cuida. E como você tem cuidado daquilo que você ama? "

O Último Folheto


Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos.Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:-'Ok, papai, estou pronto. 'E seu pai perguntou:-'Pronto para quê?':-'Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. 'Seu pai respondeu:
-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
-'Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'Seu pai respondeu:-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '
Triste, o menino perguntou:-'Pai, eu posso ir? Por favor!'Seu pai hesitou por um momento e depois disse:-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado.'-'Obrigado, pai!'Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos evangelísticos a todos que via.Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu.Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:
-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. 'Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.Ela o chamou e disse:-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando,de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. 'Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa queestava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. 'Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:,-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. 'Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA FELIZ DO REI!!!Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. 'Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício, o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e chorou copiosamente.Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor ehonra por causa do seu filho...Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.Por isso...
- Me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS TE AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto.

129 Charadas Piadinhas e Adivinhações


É nome de mulher e nome de homem. Ia mas acabou não indo? Resposta: Isaias: Isa-ias

O que há no meio do coração? Resposta: a letra “a”

Quem inventou a fila?Resposta: as formigas

Na televisão cobre um país; no futebol, atrai a bola; em casa incentiva o lazer. O que é?Resposta: a rede

Mantém sempre o mesmo tamanho, não importa o peso? Resposta: a balança

Por que os loucos nunca estão em casa? Resposta: porque vivem fora de si.

O que detestamos na praia e adoramos na panela? Resposta: caldo

O que é que cai de pé e corre deitado? Resposta: as gotas da chuva

Por que é que o boi sobe o morro?Resposta: porque não pode passar por baixo

Tem cabeça, tem dente, tem barba, não é bicho nem é gente, o que é?Resposta: alho

O que é o que é, tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca mas não fala, tem asa mas não voa? Resposta: bule
Qual a semelhança que há entre a arrumação de uma casa e o samba Resposta: em ambas mexemos com as cadeiras

O que a banana falou para o tomate? Resposta: eu que tiro a roupa e você é quem fica vermelha?

O que a areia da praia falou para o mar? Resposta: deixa de onda...

O que são vários pontinhos amarelos na parede? Resposta: fandangos alpinistas

O que é que dá um pulo e se veste de noiva? Resposta: pipoca

Por que algumas pessoas colocam o despertador do debaixo do travesseiro?Resposta: para acordar em cima da hora.

O que o tomate foi fazer no banco?Resposta: tirar extrato

O que é que se pões na mesa, parte, reparte mas não se come?Resposta: baralho

O que é que se tem debaixo de um tapete do hospício?Resposta: Um doido varrido

Qual é o queijo que mas sofre? Resposta: O Queijo ralado.

Por que o boi baba?Resposta: porque ele não sabe cuspir!!

O que é , o que é? Quando a gente fica em pé ele fica deitado e quando a gente fica deitado ele fica em pé? Resposta: O Pé

O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem espinho mas não é peixe? Resposta: Abacaxi

Qual o pé que é mais rápido?Resposta: O pé- de- vento!!!

O Que é, uma casinha sem tranca e sem janela?Resposta: OVO

O que o chão falou para mesa? Resposta: Fecha as pernas que eu tô vendo tudo.

Na água nasci, na água me criei, mas se me jogarem na água morrerei? Resposta: O Sal

Qual o lugar em que todos podem sentar menos você?Resposta: O seu colo.

O que é que anda com os pé na cabeça?Resposta: O piolho!

O que a fechadura disse pra chave? Resposta: Vamos dar uma voltinha?

Dois vizinhos. Um não vai a casa do outro e os dois não se vêem por causa de um morrinho ? Quem são eles ???Resposta: Os olhos

O que o cavalo foi fazer no orelhão? Resposta: passar um trote

Porque o elefante usa óculos verde?Resposta: Para ver de perto.

Porque o elefante usa óculos vermelho? Resposta: Para ver melhor.

O que entra na água e não se molha? Resposta: A sombra

O que mais se tira mas aumenta? Resposta: O buraco.

O que pesa mais no mundo? Resposta: a balança

O que é, o que é? Do tamanho de uma bolota e enche a casa até à porta? Resposta: A Luz

O que é, o que é? Éramos dois irmãos unidos, os dois de uma cor. Nunca fiquei sem missa, mas meu irmão já ficou. Para festas e banquetes a mim convidarão. Para festas de cozinha, convidarão meu irmão. Resposta: vinho e vinagre

O que é, o que é? Qual o céu que não possui estrelas? Resposta: O céu da boca

O que é, o que é? Que é irmã de minha tia e não é minha tia? Resposta: A minha mãe

O que é, o que é? Enche uma casa completa, mas não enche uma mão. Amarrado pelas costas, entra e sai sem ter portão. Resposta: O Botão

O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis? Resposta: A cama

O que é, o que é? Anda deitado e dorme em pé? Resposta: O Pé

O que é, o que é? À direita sou um homem, facilmente acharás. Às avessas só à noite e nem sempre encontrarás. Resposta: Raul e luar

Um pato vai subindo uma ladeira e põe um ovo. O ovo desce ou sobre? Resposta: O pato não põe ovo, quem põe ovo é a pata!

O que é, o que é? Que é meu, mas meus amigos usam mais do que eu? Resposta: O meu nome

Por que o computador foi preso? Resposta: Porque ele executou um programa.

O que é que quanto mais rugas tem mais novo é? Resposta: O Pneu.

O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás?Resposta: A sílaba "ga"

O Que é o que é?Estou no início da rua,no fim do mar e no meio da cara? Resposta: A letra " r"

De leite é feito, muito bom e nutritivo. Seu nome rima com beijo.Resposta: Queijo

Todas as mães têm. Sem ele não tem pão. Some no inverno e aparece no verão. Resposta: O til~

Se você mudar uma letra em meu nome irá aparecer o nome do animal que é meu maior inimigo. Resposta: Rato

Trabalha tempo dobrado. Sempre de noite e de dia. Se teima em ficar parado, só com uma corda andaria. Resposta: O Relógio

O que é o que é?O que é, o que é, que fica cheio de boca para baixo e vazio de boca para cima? Resposta: O Chapéu

Eu tenho uma enxada uma pá e uma foice.Quantas ferramentas eu tenho?Resposta: Duas, porque uma foi-se

O que é o que é: Quando parte uma partem as duas, quando chega uma chegam as duas?Resposta: Pernas

Qual a coisa mais veloz do mundo?Resposta: O Pensamento

O que é que nós matamos quando está nos matando? Resposta: A Fome

O que é que correr pela casa toda e depois dorme num canto?Resposta: A vassoura

O que é que quanto mais se perde, mais se tem?Resposta: O Sono

Qual o sobrenome que todo mundo tem? Resposta: Costa

O que é que faz virar a cabeça d eum homem?Resposta: O Pescoço

QUEM É QUE NASCE NO RIO, VIVE NO RIO E MORRE NO RIO, MAS NÃO ESTÁ SEMPRE MOLHADO? Resposta: O CARIOCA.

O QUE É QUE CORRE EM VOLTA DO PASTO INTEIRO SEM SE MEXER?Resposta: A CERCA.

O QUE É QUE NUNCA PASSA, E SEMPRE ESTÁ NA FRENTE? Resposta: O FUTURO.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A MULHER E O LEÃO? Resposta: A MULHER USA BATOM E O LEÃO RUGE.

O QUE É QUE PODE SER DE FERRO, DE GELO, DE CHOCOLATE E DE ÁGUA AO MESMO TEMPO? Resposta: BARRA.

QUAIS AS CAPITAIS BRASILEIRAS MAIS FALADAS NO MÊS DE DEZEMBRO? Resposta: NATAL, BELÉM E SALVADOR.

O QUE É QUE PODE PASSAR DIANTE DO SOL SEM FAZER SOMBRA? Resposta: O VENTO.

O que o zero disse para o oito? Resposta: Que cinto maneiro!!!

Quatro pés, em cima de quatro pés, esperando quatro pés chegar. Quatro pés não veio, quatro pés foi embora, quatro pés ficou. O que é o que é? Resposta: O gato em cima da mesa esperando o rato chegar, o rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.

O que a zebra disse para a mosca?Resposta: Você está na minha lista negra

O Que o nadador faz para bater o recorde?Resposta: Nada.

COM DEZ PATAS VAI DE LADO, CONSTELAÇÃO TEM SEU NOME, NÃO TEM PESCOÇO E É CAÇADO PORQUE É GOSTOSO E SE COME. Resposta: CARANGUEJO.

TODO MUNDO PRECISA, TODO MUNDO PEDE, TODO MUNDO DÁ, MAS NINGUÉM SEGUE? Resposta: CONSELHO.

Você está em uma sala escura com um unico fósforo na mão,à sua frente tem uma vela,uma lamparina e uma pilha de lenha o que você acenderia primeiro? Resposta: o fósforo

Qual a cidade Sulamericana que pende nos galhos da árvore?Resposta: Lima

O que é o que é? Subindo o sol Vai se encurtando descendo o sol vai se alongando?Resposta: A Sombra

Tem coroa, mas não é rei, tem raiz, mas não é planta? Resposta: O Dente

O que é, o que é: De dia fica no céu e à noite fica na água? Resposta: A dentadura

O QUE É O QUE É NÃO TEM PÉ E CORRE, TEM LEITO E NÃO DORME, QUANDO PÁRA, MORRE?Resposta: O rio

O QUE É O QUE É RESPONDA DEPRESSA, NÃO SEJA BOCÓ, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ? Resposta: Manga

O QUE É O QUE É: É VERDE E NÃO É PLANTA, FALA E NÃO É GENTE? Resposta: Papagaio

O QUE É O QUE É UMA CAIXINHA DE BOM PARECER, NÃO HÁ CARPINTEIRO QUE SAIBA FAZER? Resposta: A Noz

ESTÁ NO MEIO DO OVO?Resposta: A LETRA V.

O QUE É QUE É QUE NUNCA VOLTA, EMBORA NUNCA TENHA IDO? Resposta: O PASSADO.

O que é, o que é?É verde e não é capim.É branco e não é algodão.É vermelho e não é sangueÉ preto e não é carvão Resposta: Melância

O que é, o que é?Que não se come,mas é bom para se comer?Resposta: Talher

O que é, o que é? Que mesmo atravessandoo rio consegue não se molhar?PonteResposta: A Ponte

O que é, o que é?Me diga se for capaz.Me diga quem é aqueleque num instante se quebrase alguém diz o nome dele?Resposta: O Silêncio

O que é, o que é o castelo que nem um rei ou rainha mora? Resposta: O castelo de areia

Por que o louco toma banho com o chuveiro desligado? Resposta: Porque comprou xampu para cabelos secos

Qual a maior injust iça do Natal?Resposta: O Peru morre e a missa é do Galo

O que é o que é: Destrói tudo com três letras? Resposta: Fim

O que é o que é: Não tem olhos, mas pisca; não tem boca, mas comanda?Resposta: O semáforo

Qual o vinho que não tem álcool?Resposta: O-vinho de codorna.

Como a bruxa sai na chuva?Resposta: De rodo

O que é o que é: Quanto mais eu tiro mais eu tenho?Resposta: fotografias

Quem é o rei da horta?Resposta: O Rei Polho.

Por que o Batman colocou o batmóvel no seguro?Resposta: Porque ele tem medo que robin.

Qual é o fim da picada?Resposta: Quando o pernilongo vai embora.

O que é, o que é: cintura fina e perna alongada, toca corneta e leva bofetada? Resposta: O pernilongo.

O que é o que é: Tem 5 dedos, mas não tem unha?Resposta: A luva

O que é o que é:Que quanto mais cresce menos se vê? Resposta: A escuridão

Quem morre em pé?Resposta: A vela

Tem cabeça e não é gente, tem dente e não é pente? Resposta: alho

Os pais desse bebê não tem braços, qual é o nome do filme?Resposta: Ninguém segura esse bebê.

Tem um gato chamado tido ele sempre fica no cesto,certo dia ele foi embora,qual é o nome do filme?Resposta: O sexto sentido

Tenho forma redonda e sou rosa porém nem todos os rios do mundo puderam me encher?Resposta: Peneira.

Ao todo são 3 irmãos: o mais velho já se foi o do meio está conosco e o caçula não nasceu?Resposta: Passado, presente e futuro.

O que é que anda com a barriga para trás?Resposta: A perna da gente.

Por que é difícil enterrar o elefante?Resposta: Porque os parentes lotam o cemitério.

Duas pulgas decidiram passear. O que uma perguntou a outra?Resposta: Vamos a pé ou tomamos um cachorro.

Qual é o animal que não vale mais nada?Resposta: O javali.

Onde é que o boi consegue passar, mas o mosquito fica preso?Resposta: Na teia de aranha.

Qual é o melhor dia para jogar basquete?Resposta: Na Sexta-Feira.

O que é, o que é, que anda deitado e dorme em pé?Resposta: É o pé!

O que o cirurgião e o matemático têm em comum?Resposta: Ambos vivem fazendo operações.

Por que o menino colocou o despertador embaixo da cama?Resposta: Para acordar em cima da hora.

Qual é a palavra que só tem três letras e acaba com tudo?Resposta: Fim.

Quando é que um tigre se parece com um velho?Resposta: Quando é um tigre de bengala.

O que é que nasce grande e morre pequeno?Resposta: O lápis.

O que é, o que é que se alimenta de léguas?Resposta: O Papa-léguas.

Retirado do Site: odivertido.com.br