domingo, 19 de abril de 2009

English for Specific Purpose

Mais conhecido como Inglês Instrumental, o English for Specific Purpose (ESP) é uma metodologia de ensino diferente, pois como o próprio nome diz, ela tem um propósito estabelecido. Esse propósito pode variar dependendo das necessidades ou objetivos do aluno.
Para desenvolver um curso de ESP primeiramente temos que saber quais são os objetivos que se pretende alcançar com o curso, se o aluno está interessado em falar com mais desenvoltura, em compreender aquilo que ouve (treinar o ouvido), se ele deseja escrever bem em inglês, ou conseguir ler e compreender com proficiência aquilo que leu. Depois de determinar o objetivo, é fundamental encontrar as técnicas de apoio para que se possa alcançá-los.
Atualmente a modalidade mais procurada do ESP é a leitura. Dentro dessa modalidade existem algumas estratégias que auxiliam no desenvolvimento da habilidade de ler. De acordo com o CBC de Língua Estrangeira /Inglês – Ensino Médio, são elas:
• Skimming: olhada rápida (um passar de olhos) pelo texto para ter uma idéia geral do assunto tratado.
• Scanning: localização rápida de informação no texto.
• Identificação do padrão geral de organização (gênero textual).
• Uso de pistas não-verbais (ilustrações, diagramas, tabelas, saliências gráficas etc).
• Uso de títulos, subtítulos, legendas, suporte (ou portador) do texto.
• Antecipações do que vem em seguida ao que está sendo lido.
• Uso do contexto e cognatos.
• Uso de pistas textuais (pronomes, conectivos, articuladores etc.).
• Construção dos elos coesivos (lexicais e gramaticais).
• Identificação do tipo do texto e das articulações na superfície textual.
• Uso de palavras-chave para construir a progressão temática.
• Construção de inferências.
• Transferência de informação: do verbal para o não-verbal (resumos do que foi lido na forma de tabelas, esquemas ou mapas conceituais). (Fundamentado em Nunan, 1999. p. 265-266)
Essas estratégias têm por finalidade incitar a solução de problemas, facilitando o entendimento daquilo que foi lido.
No que se refere ao vocabulário, não é a quantidade de palavras, frases e expressões que o aluno conhece que é relevante, mas a utilização das estratégias que o auxiliem a compreender o significado daquelas que ainda lhes são desconhecidas.
O professor neste contexto não é mais o detentor do saber, uma autoridade, e sim, um facilitador, um orientador, aquele que estimula, anima, encoraja, que desafia o aluno a ir além dos objetivos traçados. Dessa forma, o professor tem uma série de procedimentos a preparar. Um dos principais é a escolha e/ou elaboração do material a ser utilizado no curso. O professor deve estar atento para selecionar um material, e/ou elaborar aulas que proporcionem ao aluno possibilidades de se desenvolver, de ser o agente de sua própria aprendizagem, participando ativamente do curso.
No curso de ESP a aprendizagem é vista como aquisição de conhecimento através do desenvolvimento de habilidades de raciocínio e de tomada de decisões. Por isso é essencial que o professor faça com que seu aluno raciocine, reflita sobre tudo o que ele está aprendendo, que esteja consciente de seus progressos e também de seus fracassos, para que o próprio aluno seja capaz de se avaliar e aplicar-se mais intensamente na área onde tiver maior dificuldade.
Para a preparação do material a ser utilizado, existem elementos que facilitam tanto o trabalho do professor quanto a compreensão do aluno. Dentre eles podemos citar:
· WARM UP - trata-se da ativação do conhecimento prévio que o aluno possui sobre o assunto/tema a ser trabalhado. É de suma importância que esse conhecimento anterior seja ativado, porque a informação que será acrescentada somente será processada de forma significativa se o aluno tiver a oportunidade de relacioná-la ao conhecimento que ele já possui. O objetivo desse tipo de atividade é fazer com que a nova informação ultrapasse a memória de curto prazo e chegue à memória de longo prazo.
· PRE-READING – é basicamente o mesmo que o Warm-up, porém diz respeito propriamente ao texto que será lido. O Pre-reading pode ser desenvolvido em forma de uma pequena atividade, uma conversa sobre o texto, uma discurssão, pode ser uma pergunta que instigue os alunos ou a apresentação de uma gravura relacionada com o texto. Dessa forma o aluno deve pensar sobre o assunto do texto antes da leitura e que essa atividade não se prolongue muito.
· VOCABULARY – o trabalho com vocabulário deve incluir: vocabulary development, que visa aumentar o vocabulário do aluno, e vocabulary strategies, que objetiva levar o aluno a refletir sobre o possível significado de determinada palavra ou expressão, ainda desconhecida por ele, dentro do texto/contexto.
· TEXT’ S INTERPRETATION – nada mais é que a compreensão, a interpretação daquilo que foi lido. Para tal, podemos lançar mão de atividade de skimming e scanning .
Para o bom desenvolvimento do curso, o professor pode também trabalhar com seus alunos outros procedimentos de forma a implementar a aprendizagem. O fato de trabalhar com um elemento não exclui os outros. É fundamental que o trabalho com as estratégias de leitura complemente aquele feito com o vocabulário, esse, com as estruturas da língua e esta com a consciente utilização das técnicas de leitura para que se possa chegar a máxima compreensão do que foi lido. Um elemento deve sempre completar o outro e não limita-lo ou restringi-lo. Cada um dos elementos citados acima faz parte de um todo que levará o aluno a desenvolver sua habilidade de leitura em língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA:
· Chapter 9: Reading. In NUNAN, David. Second Language Teaching and Learning. Boston, Massachusetts: Heinle & Heinle, 1999.
· Desenvolvendo a habilidade de leitura. In Paiva, V.L.M. de O (org). Práticas de Ensino e Aprendizagem de Inglês com foco na Autonomia. 2 ed. Campinas: Pontes Editora, 2007.
· Chapter 18: Teaching Reading. In BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Longman, 2001.
· Chapter 22: Language Assessment II: Pratical Classroom Applications. In BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Longman, 2001.Conteúdo Básico Comum (CBC) de Língua Inglesa – Ensino Médio – 2008.

Um comentário:

  1. Vou fazer concurso e precisava de um material sobre as estratégias de leitura.Acabei de ler e adorei.Tenho certeza que esse material vai me ajudar muito no concurso para docente.Thanks!
    Simone França

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