sábado, 19 de setembro de 2009

LIÇÃO 11: VIDA DEVOCIONAL

I. INTRODUÇÃO

Conhecer, amar e obedecer a Deus promovem a verdadeira comunhão do homem com o Senhor. E a vida devocional é o veículo que conduz a esse estado especial. O que um passeio com a família, seu cotidiano no trabalho, suas atividades com os amigos e na igreja têm a ver com a sua vida devocional? Tudo! Muitos crentes pensam que cultivar uma vida devocional significa apenas "separar tempo para Deus". Alguns até criam rituais em busca de um “clima propício” à devoção. Nessa lição você vai entender, entre outras coisas, que não é possível “separar” tempo para Deus.

Pare e pense: Ele é o dono de tudo o que há no universo, é o Pai e Criador de toda a humanidade e também o Salvador e o dono da sua vida, comprada com o sangue de Jesus. Portanto, tudo o que você tem, todo o seu tempo pertence a Ele.

Ao manter uma vida devocional plena, você simplesmente estará empregando o tempo da forma que Ele deseja. E não tardará a colher os frutos da intensa comunhão com Deus. Pois vida devocional é isso: relacionamento íntimo com o Pai. Isso é o que Ele mais deseja, desde aquele dia, lá em Gênesis, quando perguntou: "Onde está Adão?". Sua pergunta ecoa até hoje. Você, está pronto para responder?

II. ENTENDENDO O QUE É DEVOÇÃO

Devocional não é apenas um momento que reservamos durante o dia para orar e ler a Bíblia, nem mesmo aquele antes de uma programação da igreja, durante o qual você se ajoelha e ora. Ter uma vida de devoção a Deus vai muito além disso. Devoção a Deus é relacionamento com Deus.

Deus é um ser pessoal, ou seja, Ele se relaciona com o ser humano. Veja a narrativa de Gênesis 2 e 3, quando Deus ia ao encontro de Adão e Eva para estar com eles. Essa passagem indica que o Senhor tinha um relacionamento com o homem, que foi destruído pelo pecado.

Quando Deus criou Adão e Eva, não havia necessidade de sacrifícios, adoração, comunhão, orações, pastores, leis, mandamentos, regras, profetas, altares, etc., porque havia um perfeito estado de graça, havia relacionamento. A comunhão do homem com Deus era direta. Mas, quando Adão e Eva pecaram, foram expulsos do Éden e perderam a comunhão com Deus. E, por isso, há a necessidade de que você busque e invoque o Senhor, para que Ele se faça presente dentro da sua vida. Há necessidade de devoção e comunhão pessoal com Deus.

E como se consegue um bom relacionamento com alguém? Investindo tempo, conversando, desfrutando da presença dessa pessoa, sentindo prazer na sua companhia. O crescimento espiritual está intrinsecamente ligado à proximidade com Deus. O pastor Amaury Bertoqui, líder da Assembléia de Deus em Cachoeiro de Itapemirim, complementa: "Vida devocional fala da prática de princípios cristãos. Fala de não vivermos uma religiosidade de fim de semana, mas sim da aplicação, no nosso viver diário, daquilo que professamos". Assim, quanto mais perto de Deus estou, mais vida eu tenho.

III. OS PASSOS FUNDAMENTAIS

Devocional não é exatamente um ritual religioso, que depende de local ou elementos adequados para se realizar. É uma atitude espiritual, que pode acontecer enquanto dirigimos, trabalhamos, estudamos, quando estamos em família, com amigos, etc., pois já diz a Bíblia: “Orai sem cessar” (ITs 5.17). Mas, é necessário que em meio à correria em que vivemos exista um momento que seja só nosso e de Deus, e que sejamos disciplinados o bastante para não permitir interrupções. O conhecimento aprofundado de Deus traz crescimento espiritual, a busca pelo Senhor é fator determinante para o progresso do cristão. Jejum, oração e meditação na Palavra são alguns elementos que não podem faltar na vida devocional.

Os crentes que lamentam a falta de tempo para cultivar adequadamente uma vida devocional têm um conceito equivocado, encaram o devocional como sendo algo externo e não interno. Não é o que eu faço, simplesmente, mas sim o que eu sou. Se pensarmos que nas nossas atitudes, nas nossas palavras, nos mínimos detalhes do nosso dia-a-dia nós podemos adorar a Deus, então estaremos tendo uma vida devocional, pois estaremos perto Dele, em um relacionamento com Ele. Minha vida devocional é adequada quando trabalho com prazer e alegria, testemunhando de Jesus; quando estudo não apenas para crescer ou não ser reprovado em alguma prova, ou etapa; quando realizo as minhas tarefas, qualquer que seja, de acordo com o que a Bíblia ensina, tenho que fazê-lo como se fosse para o próprio Jesus (I Co 10.31; Cl 3.17).

E a Bíblia alerta que quando o crente se mantém firme em sua vida devocional, os conflitos com o mundo certamente aparecerão. Aliás, se esses conflitos não surgirem, há algo de errado. Jesus mesmo disse: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa” (Jo 15.18-20).

Mas, em contrapartida, lembra que os frutos de uma vida devocional adequada são abundantes e extraordinários: Primeiramente, recebemos o dom do Espírito (o presente que recebemos pela graça de Deus, que é o próprio Jesus; leia João 1.12); depois, passamos a viver buscando uma plenitude no Espírito (ou santificação; leia Romanos 5.1-21); aí então passamos a evidenciar o fruto do Espírito (amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio; leia Gálatas 5.22,23); daí, estamos prontos a utilizar os dons do Espírito - as capacitações que Deus dá a quem quer, da forma que quer, para suprir as necessidades de sua Igreja (leia I Coríntios 12.1-31; 14.1-40).

O profeta Oséias lança um sério desafio: “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Os 6:3). E você: está pronto?

IV. CONCLUSÃO:

No NT a palavra comunhão significa ter um relacionamento contínuo. Comunhão pode referir-se à relação que você tem com a pessoa de Jesus, e também seu relacionamento com outros cristãos. Um aspecto muito importante para desenvolver um relacionamento com Deus é a oração. A oração é comunicação, é diálogo, é compartilhar com Deus aquilo que acontece com você. Em suas orações tente ser natural em sua conversa com o Senhor. Deus não quer ouvir frases decoradas, nem palavras complicadas, Ele deseja ouvir aquilo que sai de dentro do seu coração. Jesus nos deu algumas idéias sobre oração (Mt 6:9-13). A oração deve ser iniciada com um clamor a Deus, você irá chamar por Ele, por sua graça e misericórdia. Em seguida vem os assuntos: confissão de pecados, adoração, agradecimento, intercessão e petição. A oração do cristão é sempre feita em nome de Jesus (Jo 16:24; 14:13). Quando orar fale a Deus sobre seus problemas, suas dificuldades, seus erros, peça perdão a Deus sempre que você fizer algo errado e tenha certeza de receber esse perdão (I Jo 2:1-2). Ore por outras pessoas (Tg 5:16), isso se chama intercessão, peça a Deus que abençoe aqueles que estão a sua volta, aquelas pessoas que você sabe que estão passando por dificuldades.

Leia a Bíblia. O Novo Testamento é o coração da mensagem de Deus e é o lugar ideal para você começar seu estudo. Comece pelos evangelhos e depois leia Atos e Romanos, para ter um conhecimento básico da mensagem cristã. Não pare, continue lendo os demais livros da Bíblia na ordem que você preferir. Quando estiver lendo, faça a si mesmo estas perguntas: O que esta passagem está me dizendo? Qual é a idéia principal apresentada? Como posso aplicar essa passagem em minha vida para que ela se torne mais significativa? Tente não ler apenas passagens isoladas, faça o compromisso com Deus de ler pelos menos 1 capítulo por dia, e no dia seguinte leia o próximo capítulo e assim por diante até terminar um livro.

Não se esqueça de praticar a comunhão, ou seja, desenvolver um relacionamento de amizade com outros cristãos, para que isso ocorra, freqüente a igreja, participe dos cultos...

Você poderá medir a qualidade de sua comunhão com Cristo pelos momentos que você dedica à oração e ao estudo da Bíblia. Separe a cada dia um tempo para que possa crescer em sua comunhão com Cristo, escolha um lugar no qual você poderá estar a sós com o Senhor, para poder falar com Ele, através da oração e ouvir Ele falar com você, através da Bíblia. Faça desse momento o período mais importante de seu dia. Com o passar do tempo você irá sentir que aquele tempo que costumava separar se tornará insuficiente e logo sentirá necessidade de passar mais tempo na presença d’Ele.

V. COMO DEVO ORAR?

  • Invoque ao Senhor, chame por Ele;
  • Louve-o, adore-o, agradeça-o por tudo o que Ele já fez por você;
  • Confesse seus pecados, seus erros, fragilidades, limitações, medos, inseguranças;
  • Reconheça que você é dependente dele, e que tudo que possui pertence a Ele;
  • Esqueça-se das aparências. Deus conhece cada um dos seus pensamentos, por isso, quando estiver diante dele em oração não tente ser alguém que você não é, seja autêntico, claro, específico, diga a Deus as coisas como elas realmente são;
  • Exponha ao Senhor quais são suas reais necessidades, abra o seu coração, deixe fluir as palavras;
  • Vá além de "meu", "mim" e "eu"; deixe o egoísmo de lado e interceda, ore por outras pessoas, abençoe-as em o nome de Jesus, pronuncie palavras de bênçãos, de vitória, de cura, de prosperidade;
  • Ore pela igreja, pelos líderes, pelos irmãos, pelos projetos da igreja, por missões, por aqueles que se convertem;
  • Ore pela sua pátria, pelo governo, economia, política, educação, etc., interceda em favor da sua nação e em favor de outras nações também.
  • Demonstre fé, esperança, gratidão e amor.

Em toda a Bíblia encontramos diversos exemplos de orações, especialmente no livro de Salmos, ao lê-las você aprenderá bastante sobre os diversos tipos de oração e com o tempo e prática desenvolverá seu próprio estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário