sábado, 23 de janeiro de 2010

LIÇÃO 13: A VOLTA DE JESUS

I. INTRODUÇÃO

Se alguém lhe fizesse algumas perguntas concernentes a volta de Cristo, o que você responderia? Saberia responder com convicção? Em que basearia sua resposta? Você já examinou as Escrituras a respeito desse importante tema? O que diz a Bíblia sobre o retorno de Jesus? A volta de Cristo é ensinada de maneira clara, definida e inequívoca na Palavra de Deus. Se você estudar a Bíblia minuciosamente, descobrirá que, depois da doutrina da expiação, mediante o sangue de Cristo, não há verdade tão proeminente como a referente à Segunda vinda de Cristo.

O próprio Jesus falou diversas vezes que retornaria a este mundo. Até os anjos deixaram sua mensagem sobre esse grandioso evento. Veja o que eles disseram no momento da ascensão de Cristo: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir” (Atos 1.11) O Espírito Santo através dos tempos tem vivificado esta verdade nos corações de todos os crentes em todas as épocas e lugares. Leia Jo 14.1-3, At 1,1-11, ITm 4.1, Jo 16.13.

II. A CERTEZA DA VOLTA DE CRISTO

A Bíblia relaciona a ressurreição dos mortos com a Segunda vinda de Cristo. O apóstolo Paulo escreveu: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (ITs 4.13-14; 16-17). Esta certeza baseia-se nas seguintes razões:

1. Jesus mesmo afirmou que voltará. Jesus prometeu voltar ao mundo para consumar sua obra. Ele disse aos discípulos “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.1-3). Esta promessa foi repetida várias vezes, de várias maneiras.

2. Os anjos afirmaram que Ele voltará. Como já foi dito, no momento da ascensão de Jesus, estando os discípulos “E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. (Atos 1.10-11).

3. O testemunho da Palavra de Deus afirma que Ele voltará. Só no AT existe cerca de 1527 referências à Segunda Vinda de Cristo. No NT, esse mesmo evento é mencionada por 319 vezes. Para cada vez que a primeira vinda de Cristo é mencionada, a Segunda é referida 8 vezes. Capítulos inteiros, como Mt 24, Lc 21 e Mc 13, foram dedicados ao ensino do segundo advento; e livros inteiros, como I e II Ts, foram escritos, quase que especificamente, para tratar desse assunto.

4. O testemunho da Ceia do Senhor afirma que Ele voltará. A cada vez que o cristão se assenta à nessa do Senhor, está proclamando a sua fé na volta de Jesus. O Senhor mesmo disse: “... fazei isso em memória de mim...” (Lc 22.19). O apóstolo Paulo acrescenta as seguintes palavras: “Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (ICo 11.26). A igreja haverá de celebrar a Ceia do Senhor para sempre? Não. Haverá de celebra-la enquanto Cristo não vier; e assim que Ele retornar, nunca mais a igreja terá de celebrar a Ceia memorial, porquanto é somente “até que ele venha”. Após isso, não teremos mais de nos lembrarmos d’Ele, porquanto Ele estará conosco para sempre.

5. Os sinais do fim dos tempos atestam que Jesus voltará. Os sinais que ora se cumprem segundo as profecias, atestam que o principal dos grandes acontecimentos do fim dos tempos, está às portas, isto quer dizer que Jesus vem em muito breve.

Quais são estes sinais? Eles estão descritos em Mt 24.3-12. A Palavra de Deus diz que no final dos tempos haveriam falsos Cristo, guerras, rumores de guerras, fome, pestes, terremotos, perseguição, falsos profetas, multiplicação da iniqüidade, frieza espiritual, etc.

II. DE QUE MANEIRA JESUS VOLTARÁ

A sua volta será em duas fases distintas. Em primeiro lugar virá buscar sua noiva, isto é, abruptamente, “num momento, num abrir e fechar de olhos”, levará os que se acharem preparados para a sua vinda. Esta fase refere-se ao “arrebatamento da igreja. Leia I Co 15.52; I Ts 4.17.

A segunda fase diz respeito à revelação de Cristo em glória, ocasião em que nosso Salvador descerá no Monte das Oliveiras (Zc 14.4). Nesta etapa Jesus voltará com a igreja a fim de restaurar o povo de Israel e erguer seu Reino de paz sobre a Terra. Leia I Ts 4 e 5; II Ts 2.

III. QUANDO SE DARÁ A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

  1. Ninguém sabe. Jesus virá como vem o ladrão, e ninguém pode prever o momento de um assalto (I Ts 5.2; Mt 24.43-44). Ele próprio afirmou que nem os anjos sabem o dia e a hora, mas apenas o Pai: “Mas, daquele Dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo” (Mc 13.32-33). Por isso deixou a seguinte recomendação: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor” (Mt 24.42).
  2. Jesus buscará a sua igreja antes que venha a “Grande Tribulação”. Os crentes hoje passam por muitas tribulações, porém, a “grande tribulação”, descrita em Mt 24.21-19, somente irromperá após o arrebatamento da igreja. Portanto, os salvos, não passarão pela grande tribulação. “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (I Ts 5.9-10). Leia também Ap 3.10.

IV. A VOLTA DE CRISTO CONSTITUI ESPERANÇA E CONSOLO PARA O CRENTE

1. A bendita esperança. O olhar do crente fiel deve percorrer os céus, “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tt 2.13). Anelamos e esperamos o Filho de Deus que virá desde os céus: “assim também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação” (Hb 9.28).

2. Consolo para o crente. A volta do Senhor Jesus também é motivo de consolo para todos os crentes. Veja o que o apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses, ao concluir sua mensagem sobre o segundo advento de Cristo: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (I Ts 4.18). Morte, separação, martírio, sacrifício, perseguição e qualquer outra coisa que aflija o crente, perdem o seu poder e se tornam menos terrível por causa da esperança consoladora da vinda do Senhor Jesus.

BIBLIOGRAFIA:

Apostila das doutrinas essências da Fé Cristã, 2ª Edição 08 de Outubro de 2007, montada pelo site Teologia Calvinista, disponível em www.teologiacalvinista.v10.com.br. Acesso em agosto de 2009.

ANDRADE, Claudionor de. Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, 2004.

_____________________. Teologia Sistemática Pentecostal. 1º ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

BERKHOF, Louis Teologia Sistemática, Editora Cultura Cristã.

COUTO, Geremias do, ANDRADE, Claudionor de, Bíblia de Estudo de Pentecostal, CPAD, 2006.

GRENZ, Stanley J., David Guretzki, Cherith Fee Nordling. Dicionário de Teologia. 2° ed. São Paulo Editora Vida, 2001.

GRUDEM, Wayne A. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999.

KENNEDY, D. James, Por que creio, 7°edição – JUERP, Rio de Janeiro -Trad. Joélcio Rodrigues Barreto. 2002.

SHEDD, Russell P. O Novo Comentário da Bíblia. 3º ed. São Paulo, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1995.

WARREN, Rick. Uma Vida com Propósitos: Você não está aqui por acaso. Título original: The purpose-driven life. Tradução de James Monteiro dos Reis :Editora Vida, 2003.

Revistas Discipulado - Mestre 1 e 2, CPAD, Rio de Janeiro.

http://www.estudosdabiblia.net/index.htm . Acesso em: agosto de 2009.

http://www.vivos.com.br/20.htm. Acesso em: agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário